O Ranking sempre foi o ópio do diHITT, um site que propõe-se "para quem é viciado em notícia". E isso não é apenas o slogan, mas pode ser confirmado por quem visita a sessão "AO VIVO", onde mais de 10.000 matérias são despejadas diariamente, fora os comentários que pululam. Mas esses comentários ultimamente estão sob a sombra de uma censura velada.
Como o Ranking (status de cada usuário na rede) pode ser comprometido pelo "mau uso" da rede, alguns usuários estão parcimoniosos e comedidos. A formação de chats (matérias cuja característica primordial era o bate-papo entre um grupo de amigos que ficavam perguntando, respondendo, trocando figurinhas) foi claramente boicotada pela administração da rede, em um post publicado pelo SEO Pablo Melo. E por que a "censura" ou "boicote" dihitianos? A administração disse que estes postes teriam a intenção apenas de promover o "rankeamento" dos usuários. E de certa forma, ela tem razão. Em algumas matérias, até 50% dos comentários eram feitos pelo próprio autor. Há usuários que só não votam cem vezes nas próprias matérias por questão de limitação técnica.
Com o intuito de "priorizar a qualidade do site", a administração adotará em breve um novo sistema de estatísticas e análises da interatividade do usuário, fator preponderante para o status no Ranking. Segundo Pablo, "ao invés de ficar apagando comentário repetido ou de chat, feito muitas vezes para subir no ranking, o sistema vai identificar esses usuários que não estão se comportando 100% e vai fazer uma lista temporária que vai por os comentários em espera. Enquanto tiver na lista, o comentário não conta no ranking (podem anotar que isso vai dar polêmica. Mas vou continuar priorizando o que enriquece a qualidade do site".
Sobre votos, um rígido censor "continuará marcando a quatidade de votos, mas o peso de cada voto será calculados de forma diferente. Esse peso não será exibido para evitar manipulação. Um exemplo: Se a pessoa votou sem ler, vai ter um peso baixo. Se a pessoa votou em várias notícias seguidas, o peso será baixo. Se a pessoa votou apenas nos mesmos autores, o peso será baixo", garante Pablo.
Não é de se admirar que o público esteja tão limitado e cauteloso ao comentar e votar nas matérias. O usuário só poderá responder a uma pessoa uma vez (se quiser manter a posição firme no Ranking). Se o outro usuário fizer uma nova pergunta e o autor voltar a responder, isto corre o risco de ser interpretado como chat. O autor poderá sofrer um decréscimo indesejado em seu status. E olhe que, do mesmo modo como sites valorizam o PageRank, usuários do diHITT consultam suas posições, cada dia e a cada login.
Mas a maior falta sentida por uma gama de usuários diz respeito a uma janela onde era exibida uma lista com os 25 usuários mais bem posicionados no Ranking. Por que? Eles eram destaques para mais de 250.000 usuários da rede. Infelizmente, as constantes polêmicas sobre trapaças e suspeitas de que alguns dihittianos manipulavam os resultados (isso é tão improvável quanto as lendas urbanas) acabou com esse serviço, um dos principais atrativos diferenciais na maior rede de língua portuguesa do gênero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com responsabilidade!