quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Ler em ônibus desloca a retina?

Agregador de links
O que é a Retina?
A retina é uma camada fina que forra a parede interna do olho. A retina pode ser comparado à película de uma câmara. As imagens que vemos são focalizados pela lente e projectados na retina. As imagens são transmitidas pelo nervo óptico do olho ao cérebro para a interpretação. Assim, o retina pode ser a parte mais importante do olho. O retina é composta de duas porções principais: uma área macular central e um retina periférica muito maior. A retina periférica permite que nós vejamos objectos de um ou outro lado (visão periférica) e, fornece consequentemente a visão necessária para que uma pessoa se mova com segurança. A macula é uma área muito pequena, central do retina que contem uma concentração elevada de cones. A sua constituição permite a visão central desobstruída para ver detalhes, para actividades como leitura ou enfiar uma agulha. A macula, é particularmente sensível às mudanças de circulação, especialmente aquelas que ocorrem com envelhecimento, tal como o fluxo diminuído do sangue.

O que é um deslocamento?
Um descolamento da retina é uma separação da retina da sua conexão na parte traseira do olho. A separação resulta geralmente de uma rasgadura na retina. A rasgadura frequentemente ocorre quando o vítreo se separa da sua conexão na retina, geralmente nas bordas exteriores do olho. O vítreo é um gel translúcido que preenche a maior parte do interior do olho entre a retina e a lente. Se a retina for fraca quando o vitreo puxa por ela, a retina rasga-se. Este rasgo é por vezes seguido por hemorragias, se uma vaso sanguíneo for rasgado também. Uma vez que a retina se rasgou, o vitreo pode então passar através da rasgadura e acumular-se atrás do retina. A acumulação do vitreo atrás da retina é o que descola a retina . Quanto mais vítreo passa pela rasgadura maior a extensão do descolamento da retina. Este pode progredir e envolver a retina inteira, conduzindo a um descolamento da retina total. Um descolamento da retina afecta quase sempre somente um olho. O segundo olho, deve no entanto ser verificado. (Portal Colégio São Francisco)


A leitura em ônibus provoca o deslocamento da retina?

Reposta do povo: NAO, e nao tem problema nenhum, e pra provar isso eu achei não só uma fonte, mas VARIAS, e NENHUM oftalmologista que preste vai te dizer que descola a retina.

Reposta de especialista: Ler no carro, no metrô ou no ônibus não prejudica a vista. No máximo, pode cansar os olhos, pois a pessoa precisa fazer um esforço maior para conseguir focalizar a palavra -mas esse efeito é momentâneo e sem conseqüências. (Fonte: Ricardo Uras, professor e chefe da disciplina de oftalmologia da Unifesp)

Um comentário:

  1. Bem, ler no onibus pode até não descolar a retina, mas, esportes contudentes, inclusive a corrida, pode sim deslocar a retina ...

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade!