domingo, 17 de outubro de 2010

Liberdade de expressão (ou de imprensa)

Agregador de links
Não pretendo falar tanto sobre esse assunto. Não vou dissecar aqui a matéria. Não pretendo esgotar o tema. Vou abrir um gancho para a discussão e fixar meu ponto de vista. "Liberdade de expressão" ou de imprensa. Cada um desses termos deve ter sua aplicação e valor correspondentes. Que os instruídos e eruditos os explique melhor.

A imprensa deixou de ser o reduto editorial dos grandes jornais e revistas, e hoje se estende à população em geral com acesso à internet. A inclusão digital ampliou as fronteiras da comunicação e deu poder e voz ao povo. E é desse meio que mais temos visto a exigência por "liberdade de expressão".

Em fim, é um erro grave a pessoa achar que tem o direito de falar o que bem quiser, sem o dever de responder sobre o que diz. Existem leis que contemplam a importância do que se declara em público, como um texto escrito em um blog, por exemplo. Ainda existem prescrições para crimes de calúnias e difamações. Se o que se diz configura-se uma ameaça contra a segurança de alguém, a pessoa pode até responder criminalmente. Então, liberdade é intimamente ligada à responsabilidade. Cada um veja que uso faz da escrita (ou da língua).

E o melhor, se tem o direito de criticar algo, tenha também a decência de entender que sua própria crítica pode ser criticada. Vale a máxima: "quem diz o que quer, ouve o que não quer". Critique, mas esteja pronto para receber críticas. Acho que isto sim é liberdade de expressão, o que sugere também "Responsabilidade de Expressão".

Um comentário:

  1. Olá Tarcísio,

    Bela reflexão sobre assunto tão atual. Liberdade de expressão exige respeito ao outro. Infelizmente nem todo mundo compreende assim. Muita gente fala do tema do ponto de vista dos direitos, mas se esquece dos deveres.

    Parabéns,
    Graça Filadelfo

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade!