segunda-feira, 16 de maio de 2011

Virgindade - Quem se importa?

Agregador de links


Para os que pressionam, qual a importância de perder a virgindade?

Para meninos e meninas, perder a virgindade pode ter uma importância diferente, ou importância alguma. 

Preste atenção: Perder

A virgindade para certos grupos sociais (a maioria nas sociedades modernas) pode ser um sinal de imaturidade. De fato, a ausência de experiência prática pode deixar o adolescente "por fora" do assunto nas rodas de discussões a cerca de sexo, um assunto gritante nesta fase. Embora assim, uma boa educação sexual pode conter mais e melhores informações sobre o assunto que a prática propriamente. É muito comum a inexperiência acompanhar a pessoa, mesmo quando ela já perdeu a virgindade. Não são raras, ainda hoje, pessoas que sequer conhecem bem o próprio corpo.

Preste atenção: Meninos e meninas


Este é um assunto cercado por tabus, preconceitos e impressões confusas. Por exemplo, notou como sou preconceituoso ao falar sobre "meninos e meninas" acerca da virgindade? Ao falar assim eu decretei que virgindade tem faixa etária. E esta faixa não deve passar da adolescência. Sim, porque, ainda que ninguém fale sobre idade da pessoa que ainda é virgem, o fator tempo está implícito. No entanto, pode-se deixar de ser virgem em qualquer fase da vida, desde que essa permanência virgem não tenha um sentido exageradamente importante. Em outras palavras, que não exija nenhum sacrifício de coisas mais importantes para o caráter da pessoa.

Preste atenção mais uma vez: Pessoa que ainda é virgem.

Notou como, invariavelmente impomos limites ao tempo, pressionando aqueles que são virgem a perder essa virgindade, como isso fosse uma uma barreira a ser transposta?

Preste atenção só mais essa vez: Berreira a ser transposta.

A membrana himenal é, de fato, uma barreira. Quanto à seu rompimento, essa é uma questão que pode ser analisada a partir de dois pontos de vista: um psicológico e outro clínico.

Todos nós  somos socialmente ensinados a romper barreiras e a não sermos muito diferentes da maioria de nós, em tudo, mas principalmente na questão comportamental. Precisamos nos envolver em padrões que nos preservem da atenção indesejada sobre quem somos, o que somos e como somos. Há uma pressão muito acentuada dos grupos sociais na adolescência para que o menino ou a menina percam a virgindade. Esta seria, segundo a lógica do grupo, o ingresso na fase adulta, algo muito desejável para a idade em que eles se encontram. Porém, sob outros aspectos, e vistos a partir de outras fases da vida, a questão da virgindade pode ganhar olhares bem diferentes daquele a que os adolescentes estão acostumados.

Adicionar legenda
Para os que supervalorizam, por que tamanha importância?


A virgindade ganha um valor exacerbado em algumas culturas. No Nordeste do Brasil, a mulher precisa manter a virgindade até casar-se. Quando não é, ela deve dar essa informação ao seu noivo, caso contrário pode muito desagradá-lo depois. Não são raros os casos em que relacionamentos em qualquer etapa são desfeitos diante da revelação de que não é mais virgem. Namoros e casamentos já chegaram a ser desfeitos diante da revelação tardia.

Preste atenção: Tamanho.

Muitos homens gostariam de não ser comparados com outros em nada, mas principalmente, na questão do tamanho do penis. Ao relacionar-se com uma garota que tenha experiência anterior um rapaz questiona-se sobre a forma como ela avaliará seu desempenho, sobretudo o tamanho do seu órgão genital. Não menos importante é a questão da performance sexual propriamente dita. "Será que outro homem foi melhor que eu?" Podem se perguntar. Esta questão talvez seja a mãe da formação do preconceito acerca da virgindade, que basicamente é algo mais cobrado da mulher que do homem.

Dor e arrependimento

Alguns adolescente e jovens podem questionar acerca da decisão mal tomada quanto a perda da virginda quando esta não decorre de uma escolha pessoal bem dirigida. Em outras palavras, o tempo certo para deixar de ser virgem deve ser algo muito pessoal do jovem, de ambos os sexos. Mesmo numa fase em que estão aprendendo sobre uma série de assuntos importantes, é um desafio para o jovem não ceder à pressão dos grupo, seja ela qual for.

Descartar o sentido preconceituoso das palavras PERDER...NÃO SER MAIS...AINDA SER...do contexto de sua sexualidade é uma sabedoria extremamente enriquecedora para o perfeito amadurecimento da pessoa, algo que não se conquista com uma simples experiência sexual.

Muitos homens ainda acham que existem garotas para treinamento de suas habilidades com o sexo, enquanto não encontram a garota com a qual irão viver os frutos dessa experiência. Isso porque o homem pensa que tudo depende dele, de sua iniciativa e desempenho. Eles evitarão um confronto com uma mulher experiente quando se trata de uma relação pretenciosamente duradoura, como é o caso de uma relação estável, ou casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!