O Bispo e Empresário Edir Macedo |
Antes, porém, ele frequentava um ministério chamado Igreja de Nova Vida, uma denominação cristã pentecostal fundada no Brasil em 1960 pelo Bispo Robert McAlister.
Funerária Onde Surgiu a IURD |
Antes de se tornar evangélico, contudo, Edir foi frequentador de terreiros de cultos afro-brasileiros de Umbanda. E antes disso, foi católico praticante, religião seguida por sua família.
Sua fórmula religiosa no evangelho guarda um forte traço das práticas umbandistas aprendidas por ele na época dos terreiros. Não é difícil confundir a "Sessão de Descarrego", rito de "limpeza espiritual" praticado nas terças-feiras, com movimentos afro-brasileiros praticados nos terreiros, tão combatido pelo mesmo Edir no best-seller 'Orixás, Caboclos e Guias:Deus ou Demônios'.
Mas os 'espíritos imundos', sem dúvida mencionados nos evangelhos(Novo Testamento, Bíblia), não são os únicos objetos da limpeza feita por Edir Macedo e seus discípulos nos fiéis que frequentam os templos da IURD: ele limpa também os bolsos das pessoas.
Com tal oratória, ele não só arrebanhou fiéis no Brasil e em várias partes do mundo, como também ganhou prêmios por sua capacidade de discurso, o que o fez também se tornar dono da Central Record de Comunicação, do qual faz parte a emissora Record (canal 7), "chicote" com o qual atormenta o arque-inimigo personificado da Rede Globo, entre outros veículos de mídia.
No início, a coleta de ofertas e "dízimos"(10 % do dinheiro das pessoas) era justificada pela necessidade de se comprar uma emissora, ferramenta poderosa na dispersão do evangelho. Depois de adquirido tal penhor, o Bispo passou a exibir uma programação competitiva ao que costuma chamar de "Rede Esgoto", numa tentativa clara de ofender a Globo, passando a beber e a oferecer que se beba do mesmo cálice de putrefação moral, atribuído por ele mesmo à programação da emissora já citada.
Já denunciado em várias vezes pelo Ministério Público Federal e outras instâncias, Edir chegou a ser preso, mas foi liberto por falta de provas. Volta e meia ele é assunto nos noticiários sob escândalos e denúncias. Dentre elas, citam-se: Formação de Quadrilha, Exportação de Divisa, Estelionato e outros crimes previstos no Código Penal Brasileiro.
Perante os fiéis Edir Macedo, qual raposa velha e contumaz, sai-se muito bem atribuindo a si às "tribulações" que legitimam um cristão diante da perseguição dos ímpios. Ele é quase um Cristo. Conhecedor da Bíblia (a própria Bíblia revela ser o Diabo também conhecedor) para usá-la em seu favor diante de uma multidão apascentada, resignada e crente, segue Macedo, qual criança com a boca suja de açúcar, dizendo:"não comi, mamãe!" É necessário não crer em Deus, acima de tudo, para não sentir culpa olhando para si mesmo.
Nessa recentes denúncias, segundo o Portal Terra, seis dias antes de morrer em circunstâncias ainda não completamente esclarecidas, o ex-diretor da IURD e ex-vereador na cidade do Rio de Janeiro, Waldir Abrão, lavrou um documento onde dizia que os dízimos e doações recebidos dos fiéis eram entregues diretamente na tesouraria da IURD, que depositava na conta da 'Igreja Universal' apenas 10% do valor arrecadado, sendo que o restante era recolhido por doleiros e remetido para o Uruguai e outros paraísos fiscais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente com responsabilidade!