quinta-feira, 15 de setembro de 2011

O Bispo Macedo não acredita em Deus

Agregador de links
O Bispo e Empresário Edir Macedo
O bispo Bispo Edir Macedo iniciou seu trabalho evangelístico onde até então funcionara uma casa funerária da família, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Foi a partir deste ponto de pregação que ele fundou a IURD(Igreja Universal do Reino de Deus), no ano de 1977, embora já exercesse o pastorado nas praças públicas, desde 1974.

Antes, porém, ele frequentava um ministério chamado Igreja de Nova Vida, uma denominação cristã pentecostal fundada no Brasil em 1960 pelo Bispo Robert McAlister.


Funerária Onde Surgiu a IURD
Abrindo-se um parêntese para falar sobre o Bispo Rober McAlister, sabe-se que ele foi oriundo do pentecostalismo clássico e filho de pastores. Sua origem religiosa está na Assembléia Pentecostal do Canadá. O Bispo Robert foi missionário em vários lugares do mundo e esteve pregando no Brasil em 1958/1959 a convite das Igrejas Assembleia de Deus e Evangelho Quadrangular.  São estas, pois, as bases religiosas de Edir Macedo.

Antes de se tornar evangélico, contudo, Edir foi frequentador de terreiros de cultos afro-brasileiros de Umbanda. E antes disso, foi católico praticante, religião seguida por sua família.

Sua fórmula religiosa no evangelho guarda um forte traço das práticas umbandistas aprendidas por ele na época dos terreiros. Não é difícil confundir a "Sessão de Descarrego", rito de "limpeza espiritual" praticado nas terças-feiras, com movimentos afro-brasileiros praticados nos terreiros, tão combatido pelo mesmo Edir no best-seller 'Orixás, Caboclos e Guias:Deus ou Demônios'.

Mas os 'espíritos imundos', sem dúvida mencionados nos evangelhos(Novo Testamento, Bíblia), não são os únicos objetos da limpeza feita por Edir Macedo e seus discípulos nos fiéis que frequentam os templos da IURD: ele limpa também os bolsos das pessoas.

Com tal oratória, ele não só arrebanhou fiéis no Brasil e em várias partes do mundo, como também ganhou prêmios por sua capacidade de discurso, o que o fez também se tornar dono da Central Record de Comunicação, do qual faz parte a emissora Record (canal 7), "chicote" com o qual atormenta o arque-inimigo personificado da Rede Globo, entre outros veículos de mídia.

No início, a coleta de ofertas e "dízimos"(10 % do dinheiro das pessoas) era justificada pela necessidade de se comprar uma emissora, ferramenta poderosa na dispersão do evangelho. Depois de adquirido tal penhor, o Bispo passou a exibir uma programação competitiva ao que costuma chamar de "Rede Esgoto", numa tentativa clara de ofender a Globo, passando a beber e a oferecer que se beba do mesmo cálice de putrefação moral, atribuído por ele mesmo à programação da emissora já citada.

Já denunciado em várias vezes pelo Ministério Público Federal e outras instâncias, Edir chegou a ser preso, mas foi liberto por falta de provas. Volta e meia ele é assunto nos noticiários sob escândalos e denúncias. Dentre elas, citam-se: Formação de Quadrilha, Exportação de Divisa, Estelionato e outros crimes previstos no Código Penal Brasileiro.

Perante os fiéis Edir Macedo, qual raposa velha e contumaz, sai-se muito bem atribuindo a si às "tribulações" que legitimam um cristão diante da perseguição dos ímpios. Ele é quase um Cristo. Conhecedor da Bíblia (a própria Bíblia revela ser o Diabo também conhecedor) para usá-la em seu favor diante de uma multidão apascentada, resignada e crente, segue Macedo, qual criança com a boca suja de açúcar, dizendo:"não comi, mamãe!" É necessário não crer em Deus, acima de tudo, para não sentir culpa olhando para si mesmo.

Nessa recentes denúncias, segundo o Portal Terra, seis dias antes de morrer em circunstâncias ainda não completamente esclarecidas, o ex-diretor da IURD e ex-vereador na cidade do Rio de Janeiro, Waldir Abrão, lavrou um documento onde dizia que os dízimos e doações recebidos dos fiéis eram entregues diretamente na tesouraria da IURD, que depositava na conta da 'Igreja Universal' apenas 10% do valor arrecadado, sendo que o restante era recolhido por doleiros e remetido para o Uruguai e outros paraísos fiscais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!