sábado, 10 de setembro de 2011

TV Globo e sua campanha em prol da distinção entre ricos e pobres

Agregador de links
Alguém sabe me dizer ai o que diabos o Rede Globo quer com esse negócio de filhos que tem vergonha das mães por serem pobres? Sim, porque vejo os papéis repetidos simultaneamente em duas novelas. Em "Fina Estampa", o Antenor(Caio Castro) chega a pagar a uma atriz que se apresente em lugar da mãe, Griselda(Lilia Cabral), para "agradar" a sogra Tereza(Christiane Torloni).


Aos prantos, o jovem explica para a namorada Patrícia(Adriana Birolli) as razões da farsa: morre de vergonha da mãe, que é pobre.

A dose é repetida e o assunto logo volta à tona na outra novela "Morde e Assopra", onde o jovem Guilherme(Klebber Toledo) execra a mãe Minerva(Elizabeth Savalla). Os papéis sãos os mesmos, só mudam os nomes dos personagens. A fala se mantém num "lenga-lenga" que, ao invés de ajudar as telespectadoras representadas nos papéis de mulheres pobres a resgatarem alguma auto estima às põe ainda mais para baixo.

E olha que nos dois casos os personagens tentaram esconder as mães por medo de que suas respectivas namoradas não os quisesse caso descobrissem suas "origens humildes", que aliás é a retórica de suas falas. Assunto batido? Falta de criatividade? Perpetuação da máxima que garante:"na TV nada se cria, tudo se copia"? Sei lá!

Segue descaradamente a campanha da Globo a fim de distinguir ao máximo ricos e pobres. No começo da mesma novela Alice(Marina Ruy Barbosa) tinha por única fala a expressão "vira-lata", para classificar o que ela chamava de gente com falta de "pedigree", ou de origem humilde.

Se isso isso é uma tentativa de levantar o moral das pessoas das classes C, D e E(únicos que assistem as novelas da emissora) o tiro sai pela culatra, pois humilha, consagra e ratifica um Brasil de caboclo, aristocrático, dos tempos da colonização onde as pessoas buscam distinção pela condição financeira, não pelo intelecto.

Um comentário:

  1. A globo é ditadora e é contra a liberdade de expressão!veja só o passado negro que ela possui,o povo tem que acordar e dar o troco nessa rede que se acha acima de tudo.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade!