sábado, 5 de maio de 2012

Socorro! Burrice é contagiosa? Mais uma vez, a publicidade

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Em um outro post eu dizia:

"Não adianta dizer que a TV brasileira é assim porque o povo brasileiro também o é. Não acredito. Acho que os meios de comunicação são extremamente poderosos para formar opinião. E o produto da formação que recebemos ao longo destas décadas tem nos lavado a esta situação. Enquanto isto, vimos e ouvimos absurdos e incoerências do tipo 'Casas Bahia, mais barato que Casas Bahia', 'Só Ovo Maltine é Ovo Maltine', bem como o comercial automotivo que diz: 'aperfeiçoando a perfeição'."

Pelo amor de Deus, como é que estes publicitários conseguem empregos? Quem é o louco que joga dinheiro fora pagando por ideias débeis como essas?

E não é que alguém ainda achou que a ideia rende um pouco mais? Agora foi a vez da empresa Sedex com a frase "autêntica", "originalíssima", um estado de graça ao usar o jargão: "Só Sedex é Sedex". Mas o fabricante de baterias não pode ficar de fora, então manda o repetido jargão: "Moura é Moura". Calma, pois não acaba aqui. Alguém de outra empresa de publicidade teve a mesma ideia genial e copiou a regra de sucesso: "só Pomarola tem aquele Pomarola a mais."

O comercial de smartphone teve uma ideia semelhante: "com ofertas como essa, quem precisa de um ator famoso?!". A ideia magnífica foi copiada pela montadora de motocicletas: "quem precisa de um garoto propaganda?!" Definitivamente, eles já não criam, mas assistem comerciais dos outros e copiam.

Tenham dó dos meus ouvidos e não insultem minha inteligência! E voces, empresários, dêem um uso melhor para seu dinheiro.

Impossível uma loja vender mais barato que ela mesma,pois o preço que ela der será o preço dela(é como um cão correr atrás do próprio rabo), assim como é impossível "balinhas jujú" não serem "balinhas jujú". Pior ainda é pensar em aperfeiçoar a perfeição. Se ela foi aperfeiçoada é porque nunca foi perfeita. Qual é, acham que as pessoas são estúpidas?

Agora, imagino o cara da Sedex chegando para quem paga suas contas: olha só que slogan genial eu criei para a marca:"Só Sedex é Sedex!". Gente, se ele fizesse uma razoável verificação ia perceber que outras marcas dizem exatamente isso. E mesmo aquelas que não dizem, usam a mesma linha de raciocínio, se é que se pode chamar isso de raciocínio.

Vamos listar os slogans redundantes? Ok:
  • Só Ovo Maltine é Ovo Maltine
  • Só Sedex é Sedex
  • só Pomarola tem aquele Pomarola a mais
  • Moura é Moura
  • Casas Bahia, mais barato que Casas Bahia
  • aperfeiçoando a perfeição
Qualquer semelhança não é mera coincidência, é cópia mesmo. Onde falta criatividade, sobra péssimo gosto. O mais curioso é que, do nada, alguém chega e sugere: "Ei, criei um slogan para nossa marca. Pensei, pensei e conclui: Só Nossa-marca é Nossa-marca!". Outro diz: "Genial, cara, como conseguiu?" Dá zero pra ele!

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