domingo, 9 de junho de 2013

É Um Grande Erro Exigir Grau de Confiança das Pessoas

Agregador de links
Sempre que voce achar alguém em quem confiar piamente, pode ter certeza de que a decepção está à caminho. Na rota inversa que te leva dos acontecimentos decepcionantes aos fatores que os desencadeiam voce sempre encontrará uma pessoa de confiança até então. Isso porque só quem tem confiança pode abusar de confiança. Essa é a lógica.

Acredito que o mais prático, se é que podemos dar essa leveza aos sentimentos ou racionalizar as emoções, é não contar com a confiança da pessoa, ou das pessoas em questão. É melhor não alimentar a ilusão de que exista alguém, assim por dizer, tão confiável, pois as decepções geralmente ocorrem na mesma proporção das expectativas não atendidas.

Mas, do que estou falando? De relacionamentos práticos? Ora, seria perder a chance de viver verdadeiramente o sentimento bom que envolve crença, fé, paixão, que é o amor. Não que precisamos escolher entre sermos escusos aos sentimentos para não nos sujeitarmos às intempéries do amor, cujas histórias românticas estão sempre envoltas à tragédia. O que não devemos é, figurativamente falando, criar escala de pontuação para o ganho de confiança, porque quem tiver que passar por algum sacrifício para acumular "créditos" terá razão de sobra para gastá-los em tempo oportuno. E é bom sempre lembrar que a oportunidade faz o ladrão.

Por isso, elimine da sua vida o habito de cobrar confiança das pessoas. Deixe que elas sejam o que forem, trabalhe mais os relacionamentos à base do que voce possa oferecer do que sobre o que voce espera receber. Essa foi a sabedoria ensinada pelo maior homem que já habitou entre nós, Jesus. Ele dizia para termos menos expectativas em relação aos outros e mais empenho sobre o que podemos oferecer, pois assim nossa chance de passarmos por decepções são menores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!