quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Novelas do SBT - Amadorismo levado ao extremo

Agregador de links
Eu já havia "malhado" aqui sobre os temas das novelas do SBT serem todos piegas. Quando importadas do México são "Maria do Bairro", "Bete, a Feia", "A Feia Mais Bela", etç. Quando nacionais, "Uma Rosa Com Amor", "Maria Esperança", e por ai vai. Mas hoje eu pretendo atacar (na verdade, chutar cachorro morto) por outro lado. Esqueça Roberta Vermont (Isadora Ribeiro) tomando chá da tarde no Brooklin, ali bem perto do rio Tietê, onde os pernilongos não dão sossego (que se dirá de quem põe a mesa no quintal, próximo a verdes e infestados arbustos tropicais) e esqueça também o charme agreste do filho de Ivan Lins, fazendo aula de teatro em "horário nobre". Vou falar da composição de cenas, das marcações e disposições dos personagens. Ah, e das cores. Nossa! Péssimo gosto é com eles mesmo.
Olha ai as flores do velório estrategicamente(obvio ao extremo) colocadas por trás da personagem.
Calma! Cada personagem tem seu arranjo de flores, vermelho berrante, por trás de si.
A senhora também não ficaria sem flores, vovozinha. É um velório, está certo, mas todos aqui estão bem adornados por um ramalhete vigoroso. Péssimo gosto e obviedade também são aspectos democráticos, embora nem sempre revelem arte.
E até na mesa, lá está o vermelho. Na xícara, no guarda-napo, no travesseiro...travesseiro? Que diabos faz essa almofada aí?
De volta aos ramalhetes do velório sem defunto...só que desta vez, aos pares.
A regra do diretor é burra: "Gente, permaneçam de dois em dois diante de um arranjo de flores".
"Isso! Ai está bom!"(a vóz do diretor não é ouvida, mas é perceptível no resultado da cena).
Quem disse que quando se tem uma beldade, se precisa de dramaturgia?
Conhece casais que permanecem assim? O homem a meio ombro por trás da mulher? Parece o Luiz Ricardo e a Patrícia fazendo anúncio do Jequiti Cosméticos (o diretor da campanha deve ser o mesmo que dirige a novela, ou então recebe palpites do Silvio Santos, ou da Iris Abravanel. Sei lá...).

Note que ela até tentou girar o corpo, mas lembrou-se de que um gesso de burrice (do diretor) a mantém fixa, recostada sobre o peito do namorado (rígido e fixo feito um poste). Eles movem o pescoço, mas o corpo permanece na posição marcada (provavelmente com um "X" no chão). É bonitinho, mas parece que estão posando para revista de fotonovelas. Isso dá a exata noção de quão atualizados, e sintonizados com o mundo real, são os diretores de novelas do SBT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!