segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pode ter certeza, parte da culpa se deve a voce, internauta

Agregador de links
Na web não é diferente do que ocorre na TV: assim como o telespectador tem grande parcela de responsabilidade no lixo que a televisão despeja nos lares, também o internauta é culpado pela produção de lixo na web em forma de serviços e páginas.

Alguém cria um blog a princípio declarando trata-se de "só mais um hobby", quando na verdade é uma das inúmeras tentativas de se sobressair, despontar na mídia de algum modo, valendo-se da promessa de que "a internet pode ser uma janela para a fama". E mesmo tendo "conteúdo", ainda que seja comprovado pelo número de visitas, resta uma árdua tarefa de rentabilizar esta página. 

Isso é inclusive explorado por uma outra parte dos internautas: a dos que se dispõem a revelar os segredos de como "monetizar" (tornar viável financeiramente) um blog ou site. E estes últimos conseguem, na maioria das vezes, provar que há como ganhar dinheiro na web. Eles ensinam o "caminho das pedras", quando o caminho das pedras consiste apenas de "ensinar o caminho caminho das pedras", simplesmente. E assim, nunca enriquecem ninguém, a não ser a si mesmos. Portanto, só conseguem provar a si mesmos o que prometem provar aos outros.

Adicionar legenda
Fora estas práticas sórdidas (não diga que não são), não há como ganhar dinheiro "blogando". Como eu dizia lá atrás, ainda que hajam 20.000 visitas por dia, apenas 5 pessoas irão clicar em teus anúncios(grave isso).

E quem leva a vantagem é o Google, que ganha de seus anunciantes apenas pela exposição das marcas e serviços, enquanto o blogueiro só ganha se por acaso o internauta clicar. E o internauta, por mais que goste do conteúdo do blog visitado, nem por isso irá retribuir clicando nos anúncios ali publicados. Isso soa como ingratidão, mas a verdade é que ninguém entra na internet para ajudar ninguém, mas para "fuçar", estimular e dar vasão à própria curiosidade.

Então, por favor, não peçam "por favor" para ninguém clicar em seus banners e anúncios. Isso é o cúmulo do patético. Mas ainda menos, não façam use de "armadilhas". Digo isso porque sei que existe uma gama de administradores de sites, os quais o Google já classifica como o próprio lixo(veja foto abaxo). São pessoas cujas páginas são como um campo minado, onde quer que voce passe o mouse, seu computador abre janelas e mais janelas. São os sites de pior qualidade que se possa imaginar.
E a culpa é sua, internauta, que não clica nos anúncios. Sim, essa gama de ratos da pior espécie sabe que o inernauta não clica, e que a única forma que veem para rentabilizar seus "lixos" em forma de páginas (que se fossem "boas", ainda assim ocorreria o mesmo) é pegar o internauta como um peixe no anzol. Esfregando-lhe na cara, contra a vontade, estes pop-up e janelas infernais que não param nunca de abrir.

Se o internauta elegesse conteúdo de qualidade na web, não apenas retribuindo com visitas, salvando em "favoritos", pondo o ícone da página na área de trabalho e etç., mas também rentabilizando estas páginas, mostrando que boas páginas valem, sim, a penas existirem.

Use a presença como selo qualificador de bons conteúdos, mas use o mouse para retribuir o esforço de quem realmente dedica horas e horas gerando bons artigos, bons textos, materiais elucidativos, informativos, esclarecedores, balizadores e que realmente fazem valer a pena dar aquele clique rentável em seus anúncios.

Bonifiquem quem é realmente bom, e automaticamente empurrem para a vala dos esquecidos os péssimos produtores de conteúdo nesta vasta "imprensa", nessa mídia aberta que é a web. Visite apenas sites que respeitam seu direito de escolher clicar ou não. Mas que, principalmente, não seja necessário dizer o quanto é importante para o blogueiro, para o administrador de uma página, a renda que advém de anúncios (desnecessário lembrar), quando um clique não custa nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!