segunda-feira, 30 de maio de 2011

AdSense do Google e sua fórmula de fazer loucos

Agregador de links
Quando fiz minha conta no AdSense eu não acreditava que o serviço gerasse dinheiro, por pouco que fosse. Depois que instalei os banners em meu site, que tem um tráfego razoável, vi a cada dia gerar algum dinheiro em minha conta. Tomei entusiasmo e instalei mais banners, e de forma estratégica, até que passei a ter uma receita diária satisfatória para um bom começo. O AdSense, para mim, estaria contrariando minhas expectativas iniciais de que o serviço não valeria a pena.

Mas essa minha alegria foi só até o dia em que tentei resgatar a grana ali conquistada, clique a clique, depois de um longo tempo. O que posso crer é que o Google, assim como inúmeros outros serviços que a gente encontra nesta vida, é largo para te convidar a entrar, mas é estreito para cumprir com suas obrigações.

Depois de fazer todos os processos burocráticos, inscrever o código (aquele que vem pelos correios num belo envelope branco com o logo do Google), depois de indicar uma conta bancária para recebimento, com aquele maldito e desconhecido código SWIFT, recebo uma mensagem dizendo que meus pagamentos estão retidos por conta de algumas RETENÇÕES. Como voce vê abaixo:

Ao clicar no link acima (mais detalhes), não há detalhes. Só vejo o site me dizer o que eu já sei, conforme voce nota abaixo:


Note que nada que está acima escrito pode me ajudar a RECEBER MEU PAGAMENTO, pois os detalhes mal detalhados falavam a princípio de MEDIDAS NECESSÁRIAS, e eu não vejo medida alguma a ser tomada. Vejamos de uma forma bem exposta a razão de minha frustração:
1 - Sim, eu já sei "Como os pagamentos Funcionam" (não parece ser este o meu problema).
2 - Epa! Espere ai! Não foi isso que eu li um pouco mais à frente? Que os meus "pagamentos estão retidos", disso eu já sei. Foi em busca de mais detalhe o porque de eu vir parar nesta página, não para ler a mesma coisa.
3 - "Clique em uma das medidas necessárias a seguir"....(que medidas são estas? Mas há um link logo abaixo).
4 - Medida necessária:
5 - "Entre em contato com o Suporte do Google AdSense".
Notou que neste caso eu vou ter que entrar em contato com o Google, mas não há MAIS DETALHES, como o site prometeu, nem foi explicado a mim que MEDIDA NECESSÁRIA é essa? Vou entrar em contato com o Suporte e dizer o que eles já sabem? Que meu pagamento está retido? Para eles me encaminharem novamente para esta página repleta de "medidas necessárias" não explicadas, repleta de "mais detalhes"que não detalham? É quase isso o que acontece: um círculo vicioso, pronto a mandar qualquer pessoa que se aventurar "entrar nessa" para hospício.

Depois de muitos contatos, resolvi mandar mais uma mensagem:

"Encerrem minha conta (gazetageral@hotmail.com) e, se possível, ativem a outra conta(contatoesfera@hotmail.com)". 

E sabe o porque dessa medida radical? Por que na conta feita por mim no AdSense com o email gazetageral@hotmail.com meu nome constava da seguinte forma: TARCICIO (meu antigo nome de fato no RG). Ao apresentar minha conta bancária com o nome corrigido, TARCISIO, o AdSense viu problemas. E ao tentar corrigir meu nome fui informado de que, no Brasil, o nome do titular da conta no AdSense não pode ser editado depois da conta ativada. A sugestão do Google foi encerrar minha conta e abrir outra com o nome correto. Só que ao tentar abrir outra conta, usando um outro email, meu nome, aquele mesmo que antes foi dito ser diferente, agora é visto pelo Google como igual a um já existente. Notou a sacanagem? Para efeito de pagamento os nomes TARCICIO  e TARCISIO são diferentes, mas para a abertura de uma nova conta os dados são "iguais".

Em fim, eu não pude fazer uma nova conta porque a antiga ainda não foi encerrada. E a antiga conta não foi encerrada porque ainda existem retenções. E as retenções ainda existem porque não pude editar (para corrigir) meu nome nem apresentar uma nova conta (porque a velha conta ainda existe). Algum sábio poderá me indicar como sair deste labirinto infernal que o Google AdSense me colocou? Veja abaixo!

(clique na imagem para ampliar)


A frase mais desoladora que já ouvi foi a seguinte:

"Enquanto você não remover essas retenções de pagamento ou não manifestar seu desejo de não receber os ganhos não pagos, não poderemos encerrar sua conta." 

Maldito Google! Como vou REMOVER estas infernais retenções, se não posso abrir outra conta, se na mesma conta o meu nome não pode ser corrigido, e se eu só posso abrir uma nova se a antiga for encerrada, e se a antiga só pode ser encerrada se não houverem mais pagamentos retidos?

O que me restou foi encerrar a conta e, para isso, abrir mão dos ganhos já atingidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!