sábado, 29 de outubro de 2011

Cara da Estátua da Liberdade ainda no chão, antes de ser instalada, e outras curiosidades

Agregador de links
A "Estátua da Liberdade", símbolo arquitetônico da democracia americana, fez ontem 125 anos e os Estados Unidos comemorou com, entre outros acontecimentos, a naturalização de um número igual de imigrantes ilegais no país, ou seja, 125.

A estátua ficará interditada por um período de um ano para reformas, contudo foi instalada uma câmera com transmissão via internet a partir de sua tocha, com imagens panorâmicas de Nova York. A reforma, que inclui ampliação e substituição das escadas, atualização do sistema de iluminação, assim como de segurança(combate a incêndios, por exemplo), a renovação dos elevadores dos banheiros públicos, custará ao país algo em torno de 27 milhões de dólares.

Curiosidades
Um dado curioso, 125 é também o número de toneladas de aço que constitui parte da estrutura do monumento. O que tal vez poucos de nós tenha visto é a cara da estátua quando ainda estava no chão, antes de ser instalada naquele ano de 1886.
Crenças e filosofias
Segundo estudiosos, curiosos e formadores de opinião, a Estátua da Liberdade é uma símbolo também carregado de sentido espiritual, muito ligado ao movimento filosófico Illuminate, a à maçonaria. Fato é que existem várias estátuas semelhantes ao redor do mundo. Na França, por exemplo, em 1889(três anos depois da inauguração da que está em Nova York) foi erguida uma estátua idêntica, embora em proporções inferiores.
A quem faça uma ligação entre a 'Estátua da Liberdade' e o 'Colosso de Rodes' (desenho imagem acima), tendo inclusive como reforço da tese uma placa em bronze(foto abaixo) instalada ao pé da estátua americana fazendo clara referência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!