quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Marketing dirigido - Usando como exemplo o Guaraná Antarctica

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É incrível como as pessoas tem gostos parecidos. O Guaraná Antárctica fez uma enquete no Facebook onde pergunta sobre como as pessoas preferem passar o Natal com a família, se em casa ou no restaurante. Esmagadora maioria(29.072) disse que em casa. Apenas 739 afirmou que reuniria a família no Natal em um restaurante.
Claro que o marketing bem dirigido do Guaraná praticamente entregou as respostas prontas para o público. Note que lugar de reunir a família é em casa. Isso é um consenso.
Agora, se família e casa já são ideias bem casadas, acrescente a isto Família. O resultado não poderia ser diferente.
Levar a família para o restaurante, com crianças de 2, 5 e 10 anos, deve mesmo ser um inferno. Se considerar. Está claro que essa ideia antagoniza com o Natal em família, que tem todos os mesmos transtornos de quem arrisca um Natal no restaurante, menos o problemas de "se estar" em área pública com espaço reduzido, onde a preocupação dos pais seria maior.
O trabalho atribuído de marketing perfeito e bem dirigido observa-se quando o Guaraná Antactica usa uma ideia comumente ruim contra a boa ideia consensual do Natal em casa com a família reunida. E junto com essa ideia positiva e comum, a empresa atrela o seu produto. No fim da enquete, parece que as pessoas elegeram o Guaraná como item essencial à festividade natalina.

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