quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Três histórias sobre empenho, disponibilidade e honestidade

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Vou contar três histórias sobre empenhodisponibilidade e honestidade.

Empenho

Um vendedor de flores abria sua floricultura sempre no mesmo horário. E enquanto montava os arranjos, os clientes chegavam e o interrompiam para comprar. Dessa forma, ele gastava cada vez mais tempo com a montagem dos anjos, até que ficassem prontos para a venda. Quando finalmente terminava, as compras diminuíam.

Comentando com a esposa, ela sugeriu que ele então abrisse a floricultura uma hora mais sedo. Ele achou coerente a sugestão e assim o fez. Logo no primeiro dia o comerciante percebeu que a mesma situação continuava acontecendo. Os clientes compravam mais durante o tempo em que ele manuseava os arranjos, e o interrompiam. Quando terminava, as compras diminuam.

Pela terceira vez o vendedor de flores antecipou o horário de abertura, pois pensava: "Quando os clientes chegarem hoje, no horário mais favorável às vendas, tudo estará pronto e eu estarei disponível para apenas vender". Mas da mesma forma que nos dias anteriores, os clientes continuavam comprando mais durante o tempo em que ele preparava os arranjos, e compravam menos depois que ele ficava  totalmente disponível para atender apenas as vendas.

Não demorou muito até que o vendedor perspicaz entendesse que não se tratava de HORÁRIO FAVORÁVEL, mas de POSTURA FAVORÁVEL. Não era uma simples questão de tempo, e sim de comportamento, aquilo que levava os clientes a comprarem suas flores.  Dessa forma, ele chamou a esposa para o ajudar na floricultura e determinou que durante todo o expediente de vendas ambos ficassem montando os arranjos, manuseando as flores cuidadosamente e tratando-as com carinho. Quão agradável não foi o resultado ao perceber que as vendas aumentaram e aconteceram no mesmo ritmo do começo ao fim. Logo precisou ampliar seus negócios abrindo outros pontos e pondo mais gente para trabalhar da mesma forma que ele e sua esposa, com vendedores dedicados em cuidar do produto, em transmitir valor a aquilo que vendiam, ao invés de ficarem de braços cruzados e distantes.

Lição extraída:
Aplique-se ao seu trabalho, mesmo que pareça já não ter mais nada o que fazer. Nunca demonstre ociosidade, pois sempre haverá como ir além do que voce já fez dentro do seu espaço de tempo e local de trabalho. Ao ocupar-se, voce transmite valores ao que faz e diz aos outros que seu trabalho é importante. Não demorará até que seu superior imagine como voce será útil em uma função acima da atual, pois além de ser bom no que faz, voce serve de exemplo para os outros.

Na próxima edição falarei sobre disponibilidade e honestidade

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