quarta-feira, 27 de junho de 2012

Encontro Com Fátima Bernardes - Crítica

Agregador de links
Assisti hoje um pouco do programa 'Encontro Com Fátima Bernardes' (da Globo), e achei que a ex-apresentadora do telejornalismo está muito séria. A impressão é de que isso se deve ao fato de que ela ainda não "transitou bem" entre os dois modelos de programas, o antigo e o atual, mantendo uma postura engessada e comprometida com uma seriedade desnecessária, bem como com a velocidade da comunicação. Sabe aquela paradinha que a Eliana (do SBT), O Gugu (da Record), bem como a turma do Edu Guedes, a Ana Maria Braga(também da Globo) e outros apresentadores fazem entre um assunto e outro? Faltou aquela segurança para deixar um assunto reticente, uma pergunta no ar ou uma expressão corporal, um gesto. Isto é crítico e escaço no comportamento de Fátima Bernardes, acostumada a ter que preencher imediatamente qualquer corte por erro técnico na comunicação de um colega no jornalismo televiso. Em outra palavras, ela não parece à vontade interagindo com o público, que ocupa boa parte do cenário do seu programa, fazendo tudo muito às pressas, como uma reunião de negócios, fria e objetiva demais. Há que se ter um pouco de informalidade e improviso, coisa que o Faustão é perito em fazer no ar. Mas é muito positivo para ela a esta altura da vida estar à frente de um projeto que desafie toda a sua experiência profissional. Ela já provou que é muito competente no telejornalismo, e com certeza irá provar a mesma capacidade no novo formato que assumiu recentemente.

O próprio horário do programa que ela apresenta requer um perfil editorial mesclado de "úteis e fúteis", e ela parece imatura nisso, como já disse.

No programa desta quinta-feira(28), acredito que o terceiro, ela falará sobre "um assunto que interessa a todos nós": a mesada. Isto sim é que eu chamo de fiasco, gafe, erro de percepção ou desconexão com a realidade. No Brasil, pode ter certeza, a maioria das famílias só ouve falar em mesada(aquele dinheirinho que os pais dão aos filhos regularmente) nas próprias novelas da Globo. Mas então, neste caso trata-se de ficção, o que não é a proposta do seu programa.

6 comentários:

  1. Muito bem colocado: tem horas que ela parece uma inciiante na TV. E séria demais, MESMO: no 1.o programa aquele mocinho que é bem engraçado fez uma piadinha lá e ela ficou séria, parecia que não tava gostando do que ele tava falando! mesmo que seja um assunto sério, gente, uma hora a gente PRECISA relaxar, né? :-S Mas acho a Fátima uma jornalista competente, com certeza ela vai saber administrar os próprios erros e continuar em um curso bom pra todos. Boa crítica, Tarcisio! ;-) Abraço, querido!

    ResponderExcluir
  2. Positivamente, Shirley. Também notei isso que voce observou. Ela tem que ir no embalo da galera, não está mais no Jornal Nacional. rsrsrs Bjsss

    ResponderExcluir
  3. fatima seu programa e muito ruim digo nisso porq toda ves q ligo a tv de manha tenho q assistir isso nao sei porq tiraram a tv globinho do lugar nos crianças estamos de FERIAS e vc coloca 1 programa desse de manha acorda fatima bernardes fico doida foi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. rsrsrs Pois é, Fernanda, como disse, "logo nas férias" da galera teen. Vê se pode! rsrs

      Excluir
  4. Concordo com vcs, os defeitos sao os mesmo, estou assistindo agora, o assunto é sobre pessoas que foram ao exterior tentar a vida e voltaram e depois sobre quem ganha com a reciclagem. A producao erra muito, a fatima pede ao victor p/ levar o microfone ao convidado quando ja devia ter alguem com o microfone na plateia, no intervalo deixaram escapar ela falando: "vou sentar por aqui" e ela continua um pouco seria, mas com certeza pela sua experiencia e qualidade ela vai superar rapidamente essas dificuldades

    ResponderExcluir
  5. kkkk Rodrigo, voce não perdoa, hein? É detalhista como um bom crítico deve ser. Boas as "perolas" acrescentadas por voce e seu olhar atento nos episódios mais recentes. Eu acredito que a linha editorial da Globo é em grande parte culpada por esse engessamento. Ao que parece, em tudo a emissora que manter-se numa trilha de uma sobriedade desconexa com a realidade brasileira. Isso ocorre nas novelas, nos jornais, em tudo. Veja que enquanto um repórter da Record, por exemplo, mostra um caso de violência no Caucaia, em Taboão, Paraisópoles, ETÇ, a Ananda Apple está mostrando a polinização das bromélias em algum canteiro de parque público(e enquanto isso a câmera da Globo perde de filmar um trombadinha roubando a bolsa de alguma velhinha atrás da repórter).

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade!