sexta-feira, 15 de junho de 2012

O tempo é um exímio desapontador

Agregador de links

Não sou religioso. Não quero aqui falar de religião. Mas na Bíblia há escrito: "Porque mil anos são aos teus olhos como o dia de ontem que passou, e como a vigília da noite"(Salmos 90:4) e "Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia"(2Pedro 3:8).

Eu tenho pensado como as horas muitas vezes são "modelos" dos dias, e os dias, "modelos" dos anos. E os anos, esses muitas vezes são "modelos" de uma vida.

Pessoa linda e maravilhosa que agora lê-me com educação e gesto de humanidade, atente-se para isso que venho pensando ao longo do tempo. Preste atenção nestes "modelos" de tempos para que não venha a ser traído ou traída por ele: o próprio tempo.

Perceba como as horas escorrem por entre os dedos, como a areia na mão do filósofo! Note como as horas não comportam o que planejamos, mas requerem dias para realizarmos algum projeto. Outras vezes, um dia não comporta o que planejamos, mas precisamos de um mês para realizarmos algo. E ainda outras vezes um mês não dá para realizarmos alguma coisa, mas recorremos a um ano.

O que chamo atenção é: o que voce fará do planejado para um ano quando um ano não o comportar? Quando voce precisar de uma vida inteira para realizar aquilo que pensou que seria feito em apenas um ano de sua vida....Dai, surge a pergunta: de quantas vidas voce dispõe? Sim, pois aquilo que voce não realizou em uma hora, ao menos teve várias outras horas como chance para realizar. E aquilo que voce não realizou em um dia, acabou realizando em dois, três ou em uma semana. E assim, ocorreu ao projeto de um mês, que acabou levando anos para que se realizasse. Mas, perceba, e o que voce calculou para um ano, acabará realizando em uma vida? Dramático é voce planejar algo para realizar em sua vida, e acabar vendo que precisará de mais que uma vida para realizar esse algo. De novo, quantas chances voce terá? Ou melhor, quantas vidas?

Note, há coisas que voce precisa colocar em prática já, agora, neste instante. São projetos "para ontem". É preciso escolher o que colocar diante da mesa de planejamento, e é preciso dispensar alguns sonhos, começar a executar algo de forma decidida. O tempo não espera e a única certeza que temos é a de que partiremos deixando para trás sempre um rascunho, parte de um de nossos desejos irrealizáveis.

O que voce escolhe para deixar correr esse risco? O que voce coloca como prioridade em sua vida? Ou melhor, o que voce tem colocado na estante das coisas menos importantes? Quem são as pessoas de sua vida que voce tem deixado no departamento daquilo que "pode esperar"? Cuide para que não se arrependa, porque nem tudo será realizado em sua vida. Portante, não deixe para trás quem voce queria levar consigo adiante. Não deixe para decidir depois como tratar melhor, como agir de forma mais amável(pode ser muito tarde).

As vezes, uma pessoa leva três horas preparando algo para voce, e voce não dedica um minuto para agradecer. Seja um alimento, uma coleção de vinhos, de revistas ou livros, qualquer coisa que voce compartilha com alguém. Pode acontecer, não é raro, da pessoa levar muito mais tempo preparando alguma surpresa para juntos compartilharem, mas quando chega sua vez a simples tarefa de apreciar aquilo te parece cansativo, e voce mal agradece. Pense nisso! É uma pirueta que seu filho faz, a fim de te impressionar, é uma graça ou piada que o amigo conta, é uma conversa que deveria ser compartilhada, mas que voce limita-se a um aceno e um olhar perdido em nada. Talvez voce ache mais interessante um anúncio de TV, um barulho aquém de onde está, sem valorizar o raro momento que se esvazia no tempo sem voce viver em plenitude. Mas ainda bem que amanhã voce poderá fazer isso melhor, e quando não houver amanhã?

Eu tenho findo um dia em que me arrependo de ter sido desatento com alguém que amo. Eu tenho findo um dia em que não tenho agradecido a gentileza de alguém que foi leal a mim. Mas ainda bem que haverão outros dias. E quando não houverem? O problema é que mais dias vem, e eu repito tudo na certeza de que mais chances terei. Posso esgotar assim os meus dias, sempre acreditando que haverá uma nova chance onde farei o que deixei de fazer hoje. Choca-me imaginar que corro o risco de passar a vida inteira deixando para fazer numa "próxima vida" o que deveria ser feito nesta. E se não houver outra vida? Serei o mais infeliz dos homens, pois vivendo deixei de viver. Morri em vida.

 Preste atenção: as horas mal vividas podem acabar sendo os dias mal vividos. Os dias mal vividos, podem acabar sendo os anos mal vividos. E os anos mal vividos, a vida mal vivida. Dai, suas chances terão acabado. Pense nisto agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!