segunda-feira, 9 de julho de 2012

Anderson Silva agiu com um péssimo exemplo para as artes marciais

Agregador de links

A mídia está ovacionando o lutador de UFC brasileiro Anderson Silva, sobretudo depois que ele venceu o americano Chael Sonnen, que o havia desafiado a colocar à prova seu cinturão de campeão na categoria. E é ai onde a porca torce o rabo, segundo eu analiso. Nos dias que antecederam a luta, artigos explodiram na internet, nas mídias sociais, nos portais de notícias de importantes organismos da imprensa nacional(e internacional) mostrando um Anderson Silva descontrolado, "brigão" e vingativo.

Anderson fez uma eficaz propaganda do que há de pior como exemplo do que os praticantes, mestres e promotores das artes marciais vem pregando ao longo de décadas, os quais defendem as práticas de lutas em academias e agremiações esportivas (e desportivas) como boas ferramentas educativas e auxiliares no crescimento pessoal, e intelectual, das crianças, jovens e adolescentes.

Onde ficou a alegação de que, principalmente, lutar é uma prática esportiva que engrandece o caráter e ajuda a lidar com as emoções, ansiedade, frustrações e respeito aos outros?O que diabos o Anderson Silva mostrou nestes dias antes da luta? Foi uma formidável "desconstrução" de toda essa filosofia disseminada pelas culturas do meio. É um golpe baixo, não somente contra o UFC, mas também contra outras modalidades.

Só para destacar, vamos lembrar e citar algumas referências:

1 - "Anderson Silva agride Sonnen em pesagem"

"...Após os dois baterem o peso, Anderson Silva agrediu Sonnen com uma ombrada no rosto, tendo de ser separado do desafiante por Dana White, presidente do UFC, e por alguns membros da organização.

2 - "Anderson perde a paciência e chama Sonnen de marginal: 'quebrarei todos os seus dentes'"

"Esse cara nunca mais falar m... de um lutador(...)Esse cara é um marginal, é uma escória do esporte. Esse cara não merece estar no UFC. É um cara que teve problema com doping, com a Justiça. Esse cara é um imbecil, e no dia 7 eu vou acabar com ele..." E disse mais: "Vou arrancar todos os dentes da boca dele. Estou dedicado, preparado e designado a fazer algo que ninguém nunca fez no UFC: quebrar o Sonnen inteiro. Ele vai ficar com os braços quebrados, as pernas quebradas. Não vai conseguir sair sozinho do octógono"(Anderson Silva)

Onde foi parar o slogan esportivo de que "o importante é competir; a vitória é consequência."?

Está certo que este tipo de "esporte" é essencialmente agressivo. Mas não é a agressividade no octógono o que eu critico, mas sim a agressividade verbal, o descontrole emocional e agressões físicas fora do local de luta, fora de hora. E essa violência do Anderson Silva é a mesma que faz um motorista pegar uma uma chave de roda e sair agredindo pessoas após uma discussão descontrolada no trânsito. Essa é a "desconstrução" que eu venho falando ao longo do artigo. Péssimo comportamento, exemplo certo do que não se deve fazer fora dos tatames, fora das academias e na vida pessoal.

3 - "Anderson Silva diz que vai MATAR Chael Sonnen, hoje na luta do século"

"Anderson foi pra cima de Sonnen e disparou: “Você vai morrer!”, disse o brasileiro antes de tentar dar um beijo em Sonnen."

O golpe maior nesta "desconstrução" é o comportamento dele após a luta, pois já vitorioso "fez as pazes" com seu opositor. Disse: "Não tenho nada contra o Chael. Ele desrespeitou meu país, mas isso é só uma luta. Acima de tudo, isso é esporte", declarou Anderson em inglês." Nesta declaração, ficou claro que ele não tem nada contra, desde que vença. Do contrário, teríamos que acreditar que toda a manifestação de fúria descontrolada não passou de encenação para chamar atenção do público. Mas ai, o Anderson de "brigão" descontrolado passaria a "ator"(como o colega marketeiro Steven Seagal), não um lutador.

O espírito esportivo ficou melhor visto nas palavras do americano, que disse: "Eu acho que é importante, quando você perde, não dizer que seu adversário foi melhor nesta noite. O melhor cara ganha toda hora e o melhor cara ganhou hoje", disse Sonnen. Será que o Anderson diria o mesmo, caso perdesse a luta? Fico com dúvidas.

6 comentários:

  1. Aff que matéria mais fuleira agora o cara e atormentado a anos e não pode falar um "A" e ja vem retardados falar mal dele e o Sonnen, que tu falaste dele?o cara acabo com nos Brasileiros e ainda tem pessoa o "defendendo".

    ResponderExcluir
  2. Parece uma defesa ao Sonnen? Não é. É apenas uma análise sobre a alimentação de atitudes agressivas do Anderson fora do octógono. Lugar de lutar, é lá, não durante entrevistas, pesagens, etç. O Sonnen "acabou com nós brasileiros"? Não, não é alguém falando o que não deve que irá nos acabar. Mesmo assim, se fossemos nos defender, não seria quebrando-lhe as pernas ou "matando-o", como sugeriu o Anderson Silva. O que os pais e mestres agora podem ensinar as crianças que estão a praticar artes marciais? Que respeitem os coleguinhas? Que a luta é um esporte? Que contenham os sentimentos de fúria? Que tenham alto controle? De que forma, da forma como o Anderson contém é que não pode ser. Voce sabia que agora o Sonnen está pedindo anulação da luta? Sim, pois alega que o golpe de Anderson Silva foi ilegal, por atingir-lhe a cabeça. Se for comprovado isso, reforça mais ainda o tema deste artigo, que, diga-se de passagem, foi escrito antes desta última informação sobre o pedido na justiça pelo cancelamento.

    ResponderExcluir
  3. Olá Tarcício, como vai?
    O que acontece é que o UFC não pode ser mesmo considerado arte marcial, porque ela não tem a mesma disciplina psicológica da não agressão que vem acompanhada desde o tempo que eu assistia Karatê Kid, David Caradine, ou mesmo os filmes do Bruce Lee, porque nesses filmes, os artistas marciais menosprezavam a autopromoção e as lutas por dinheiro, além das lutas exibicionistas, simplesmente porque tinham como foco o autocontrole e a autoconfiança, desprezadas no UFC
    Sim realmente, a luta foi uma merda, porque o Sonnen nem era pra lutar devido ao doping, e sim ser banido do UFC pra sempre sem direito a volta, mas não, o mal exemplo tinha que imperar em função do dinheiro, a tv coloca um zé mané falando um monte de abobrinhas sem nexo, meio influenciado pelas pancadas que levou a vida toda que o deixou meio retardado, e nós, brasileiros , nos enfurecemos com um zé ninguém. Nós somos meio sugestionáveis, ou bocós, por entrar nesse velho truque, lotamos as tvs, demos audiência, lotamos os estádios, manipulados, e, enfim, tiraram nossa grana!
    Como já treinei um pouquinho de cada coisa, e sei um pouquinho desse jogo de marketing, vi a luta, achei que nosso amigo aranha deveria ter mais orgulho de si mesmo e deixar esse boiola falando sozinho, mas ficou irritado, prova que deu bola pra idiotices dele, e a gente ser mais esperto e não cair mas nessas idiotices
    abração!

    ResponderExcluir
  4. Que dizer mais, Marcos? Falou tudo. Concordo plenamente. Forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Pessoal, vocês não entenderam nada.. O que move o nosso país é pão e circo.
    Lustas, futebol.. Agora, vamos nos unir, para banir os corruptos de Brasilia.
    ninguem move um dedo. E votamos nos mesmos caras que foram, expulsos. É INACREDITAVEL. O quanto somos bobos da corte do PT , PMDB etc

    ResponderExcluir
  6. José Carlos, não podemos esquecer de citar "A Fazenda" e "O Big Brother Brasil"...também são fortes xodós do populacho. rsrs

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade!