sábado, 14 de julho de 2012

Enquete "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos" não será justa

Agregador de links

Soube que R.R. Soares(fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus) e Ana Paula Valadão(cantora gospel) foram citados dentre aqueles que concorrem ao título de "O Maior Brasileiro de Todos os Tempos". Podem até terem sido citados por muitos, mas não vencem. O Brasil é um país multi-religioso e multicultural, sendo portanto impossível que pessoas que agradem apenas uma parte acabem sendo representantes do todo. Por exemplo, temos Dom Helder Câmara, Dom Eugênio Sales e tantos outros religiosos católicos que agradam a muitos, mas muitos dentre os de seus meios religiosos.

Provavelmente será citado também Zumbi (dos Palmares), sendo que sua africanidade não envaidece religiosos evangélicos, por assim dizer. Rita Lee, Roberto Carlos, Cazuza, Renato Russo, com certeza serão lembrados, porém, com eles ocorre a mesma coisa da parcialidade nas representações. Para muitos, eles não representam nada.

Talvez alguém conhecido da história do Brasil seja o mais citado, ou até vença. Eu acredito que Rui Barbosa poderia ser "O Maior Brasileiro de Todos os tempos". Porém, essa votação jamais poderá vir a ser justa, pois é a geração de um tempo votando em pessoas de outras gerações, de outros tempos. Ora, por exemplo, um grande brasileiro pode ser "grande" em seu momento, para a sua geração, e assim ser conhecido dela, mas pode também não ser nem conhecido, bem como pouco apreciado, por esta geração encarregada de escolher, em poucos meses, diga-se, dentre homens e mulheres produzidas por mais de 500 anos de brasilidade, quem é "o maior".

É muita história jogada na lata do lixo e muito fuxico indo parar em nossas prateleiras memoriais. A aristocracia rural e a nobreza dos séculos passados não são o "público", depreciavelmente assim chamado pelas TVs, que assistem reality shows, onde os atributos e virtudes são as nádegas, bustos, tórax, lascívia e erotismo, sem ao menos saber o que é o teatro, única arte que ligaria essas duas gerações por sobre a lacuna de idiotismo criada pelo tempo, sobretudo, pela ignorância produzida por nosso governo e patrocinada pelos grandes veículos de mídia.

É o que está acontecendo e é o que leva a pessoa a citar celebridades emergentes, o que não havia(pelo menos tão bem) nos tempos de Adoniran Barbosa, Cármem Miranda, Nelson Gonçalves e outros nomes imortais. Na literatura, quantos bons escritores tomam assento, na Academia Brasileira de Letras, ao lado de escritores comerciais como Paulo Coelho? Ou melhor, quantas pessoas não citam ele sem ao menos consultar a lista de membros? Voce, frequenta mais as livrarias do que a biblioteca pública de sua cidade? A maioria, acredito, acessa mais a internet que qualquer das duas opções acima.

Em todos os campos das artes, e em todos os tempos, tivemos grandes brasileiros, com importâncias, intensidades e gêneros diversos. Juscelino Kubitschek, Getúlio Vargas, e outros da política, ou, indo mais fundo no passado, Frei Caneca e Tiradentes são nomes importantíssimos no cenário histórico nacional.

Agora, só para resumir, veja como esta votação não funciona de forma justa: Quem conheceu Maurício de Nassau não está mais aqui para votar nele, mas quem conhece Maurício de Souza, que está em seu meio época, sim. Ora, é certo que votarão mais no último. São pessoas distintas, mas são grandes brasileiros.

Colocando nomes de pessoas do passado, alguns até esquecidos, pior, desconhecidos da maioria, confrontados com pessoas do presente, estas produzidas por uma mídia que elege uma garota de programa à categoria de celebridade, ou uma garota que fica famosa por ser expulsa de uma faculdade por usar um minivestido, então, não teremos um resultado justo, de forma alguma. A geração do presente poderá até ter mais ferramentas de informações sobre todos os brasileiros, mas certamente não tem a mesma fineza e classe para ser jurado capaz de eleger com idoneidade um brasileiro à titularidade que a enquete propõe.

A elaboração da enquete, feita por entidades confiáveis envolvidas, poderá ser técnica e precisa na apuração das opiniões, mas ainda assim o resultado não fará justiça para com todos os brasileiros, porque não será votada por todos os brasileiros de todas as épocas.

Humor:

4 comentários:

  1. Oi Tarciso concordo contigo, deveriam colocar só quem tá vivo, até o Julio Prestes (politico da época do Getulio Vargas entrou)
    Abraços adorei teu blog.

    ResponderExcluir
  2. rsrssr
    Caramba, até esse cara? Eu conheço apenas a estação de trem que leva o nome dele. rsrs Bjss e um bom final de semana.

    ResponderExcluir
  3. Mais uma estupidez do povinho inculto desse curral de jegues chamado Brasil. Kkkkk

    ResponderExcluir
  4. Sem cérebros, o que qualquer um desses tres(Ivete Sangalo, Luan Santana, Ana Paula Valadão...) fizeram pelo Brasil, pedaço de asnos? Olha para a história de 512 anos de Brasil e diz qual a importância dessas pessoas criaturas para o contexto de 5 séculos de uma nação? É por isso que estamos na merda!

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade!