quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Sexo a Primeira Vez - Quando? Como? Com quem?

Agregador de links
Quando?
A idade cronológica, ou biológica, do indivíduo não corresponde necessariamente à sua maturidade intelectual.
Existem pessoas com mais idade que comportam-se, em certos casos, de forma menos amadurecida que outras de menos idade. No entanto, sexo não é decisivo para um maior ou menor grau de amadurecimento, sendo mais uma consequência do que um fator.
Isso em parte se deve ao fato de que o processos de aprendizagem geral da vida não é o mesmo para todos todos os indivíduos, mas cada um vive as mesmas coisas com experiência própria e com repercussão variável de acordo com o momento, somando-se a isto uma infinidade de outros fatores, como a educação familiar, o modo de vida, o meio onde ela vive, etç. 
No aspecto legal, considere: 
1 - A idade de consentimento é a idade abaixo da qual se presume legalmente que houve violência na prática de atos sexuais, independentemente de a prática ter sido forçada ou não. O sexo com indivíduos de idade inferior àquela de consentimento é considerado abuso sexual, e por isso é crime.

2 - A maioridade sexual: A variante semântica "maioridade sexual" (do francês "majorité sexuelle") indica a idade a partir da qual o indivíduo tem, juridicamente, autonomia completa sobre sua vida sexual, e não necessariamente coincide com a idade de consentimento
3 - A idade de consentimento não se confunde com a idade da maioridade penal, a idade da maioridade civil, a idade mínima para casar ou a emancipação de menores
4 - idade penal para o indivíduo no Brasil é aos 18 anos. Já a idade civil é aos 21 anos. A pessoa também pode ser emancipada pelos pais. Quando se casa a pessoa torna-se socialmente independente. Mesmo assim, o sexo em si não está relacionado a nenhuma dessas idades 
5 - Segundo o ECA(Estatuto da Criança e do Adolescente) a pessoa é adolescente dos 12 aos 18 anos. 
6 - A Lei 12.015/2009 criou no Código Penal a figura do ‘estupro de vulnerável’, tornando crime qualquer ato de cunho sexual com menores de 14, incluindo um simples beijo na boca. Pela lei, mesmo sem violência, as vítimas são consideradas, pela idade, desprotegidas, vulneráveis. 
No aspecto emocional: Para nós outros, é possível falar em faixa etária ideal e não ideal. Por exemplo, fazer sexo logo após a puberdade(12 anos) não condiz com um bom momento, porquanto o indivíduo ainda não tem maturidade para lidar com as emoçõessensações sentimentos inerentes à prática. Nesta fase, é mais enriquecedora a expectativa da prática sexual do que a prática propriamente.
Portanto, não se determina a partir de quando o individuo deva fazer sexo, mas é possível pensar em faixa etária ideal sem estipular idade cronológica, sendo que o momento certo impreterivelmente pertence às faculdade do indivíduo, enquanto essas faculdades forem verdadeiras, com ganhos e perdas próprias para cada ser.
Como?
Entende-se por "fazer sexo" propriamente dito a penetração do órgão sexual masculino no feminino, incluindo, ou não, preliminares e carícias.
Meninos e meninas por volta dos 12 anos passam por uma mudança hormonal que proporcionam sutis alterações no corpo, cada qual com suas formas próprias ao gênero sexual. 
Não é coincidência o fato de que, com as mudanças físicas acontecendo, também um aumento no interesse pelo sexo oposto se faça mais presente. Se por um lado o corpo da menina ficou "mais bonito", com o ganho de curvas que terminantemente a definem como mulher, por outro o menino já não é tão indiferente a esses aspectos o quanto era pouco tempo antes da puberdade. Na mesma proporção, salvos os gêneros, a mesma coisa acontece com a menina em relação aos meninos. Nesta fase, o assunto "sexo" é tão óbvio quanto as espinhas que surgem na pele, ambos puxados pela mesma locomotiva:
os hormônios
A pressão do grupo: Mais do que nunca o adolescente busca se auto afirmar em seu meio, associando-se a grupos de amigos no ambiente escolar e fora dele. A inserção no meio dos grupos de amigos mais "em evidência" tem lá suas exigências. Muitos meninos e meninas são rotulados de BV ou BVL. A primeira sigla significa, segundo a própria turma, "Boca Virgem", já a segundo, "Boca Virgem de Língua", numa clara alusão a inexperiência do adolescente rotulado quanto ao beijo na boca, assim como o "beijo de língua"   
Preliminares: O beijo é uma ação preliminar ao sexo. Ao contrário do que determinam os adolescentes em suas imperativas colocações (onde não existe meio termo), quem beija de língua jé tem uma "quase" experiência sexual. Quanto mais tempo se beija, e quanto mais se intensifica o beijo, menos resistência se tem ao apelo sexual. 
Resistindo: Vamos estipular aqui que "resistir" ao apelo sexual não parta necessariamente de um consentimento do pai, da mãe, ou do meio religioso, mas digamos que ocorra da própria opinião do adolescente, que preferiu ainda não transar. No caso, a sua experimentação em beijar, e a intensificação no ato de beijar, pode trair sua própria vontade inicial de não transar por enquanto, porquanto o desejo erótico tem poder para suprimir a própria razão do indivíduo 
Não resistindo: Ninguém perde absolutamente nada por fazer sexo aos 12, aos 14 ou 16 anos, embora assim, a "perda da virgindade" é algo singular aos jovens. Ela pode marcar a vida sexual da pessoa pelo resto da vida, com boas ou más lembranças. 
Sem perdas: Não há méritos nem beneméritos por ser ou não ser virgem, porquanto ninguém faz sexo para satisfazer a opinião nem o prazer de ninguém, senão para(e por) seu próprio prazer. Não é o ideal que a pessoa transe para satisfazer a outra pessoa, nem para "dar provas" de sentimento(meninas) ou de masculinidade(meninos), mas que ambos, motivados por seus próprios e respectivos desejos, entreguem-se às sensações, se é que isto seja o que realmente entendem como decisão muito próxima do que reflete suas opiniões no dia-a-dia, e não apenas a pressão do desejo decorrente da excitação genital. As meninas que assim agem, rapidamente saem do grupo de "BVL" para o de "periguetes", ou ganham outros adjetivos que os jovens não param de criar ao longo das gerações 
Medo de errar: Geralmente, no caso dos meninos é muito comum recorrem a vídeos pornôs como forma de acelerarem o ganho de informações acerca do sexo. O menino que ainda é virgem detesta se surpreender com informações sobre certos aspectos do sexo que ele desconhece. Por essa mesma brecha entram os mitos e as distorções são muito comuns. Por exemplo, o ator pornô que mantém uma ereção por 60 minutos, as mulheres que apreciam mais homens do pênis longo, ou que gozam com a simples introdução grosseira(em todos os sentidos) de dedos, mãos e até objetos, são discrepâncias que somente a indústria pornô admite, porquanto produz filmes sob a ótica machista, sem levar em conta que sexo é algo que envolve o prazer e as características distintas de homens e mulheres, não apenas de homens. Com medo de fazer feio na hora "H" é que muitos meninos cometem pequenos erros, como por exemplo o de querer impressionar a menina. O que ele não sabe é que mulher alguma se impressiona com virilidade de homem, porquanto elas privilegiam a habilidade nas carícias acima da aparência ou resistência físicas. Elas valorizam um bom desempenho, sim, mas incluem neste desempenho as preliminares, o afeto, as palavras e,a creditem, até o comportamento do garoto no dia seguinte(ao do sexo).
Cuidados: Nunca é demais lembrar que, independentemente de quem seja o(a) parceiro(a), sexo deve ser feito com uso de preservativos, por estes motivos:
1 - Risco de contrair DST(Doenças Sexualmente Transmissíveis, como AIDS).
2 - Risco de gravidez não planejada(seguramente, nenhum adolescente quer ou está preparado para ser pai ou mãe).
Observação: usar preservativo(camisinha) masculino não é complicado. Rasgue a embalagem da mesma forma que rasga a de um biscoito ou chiclet. Depois, ponha-o da mesma forma como veste uma meia, desenrolando a medida que vai revestindo, com o diferencial de que o pé não fica mole, já o pênis, com a falta de estímulos sua flacidez não permite o revestimento com a camisinha. Ele deve estar duro, erecto. É possível colocar com o pênis não tão "duro" assim, mas quanto mais mole, mais difícil fica. O ideal é que o garoto treine essa colocação sozinho, durante a masturbação no banheiro. 
Com quem?
Com quem a pessoa quiser, escolher ou decidir.
 A garota ou o garoto podem deliberar, de acordo com a educação sexual que tiveram, sobre quando e com quem transarem, e isso inclui tanto a "primeira vez" quanto todas as demais vezes. Toda orientação sexual preserva o princípio da vontade da pessoa.
Todos os direitos do indivíduo na sociedade emanam de seus deveres. Da mesma forma, toda liberdade emana da responsabilidade que se tem. Por isso, ser responsável é melhor indicativo de maturidade que o mero fato de fazer sexo. Melhor é tanto o menino quanto a menina evitarem as seguintes práticas:
1 - Transar com qualquer pessoa que acabou de conhecer  numa balada(não tome bebidas alcoólicas nem use drogas). 
2 - Transar com alguém com quem não namora.
3 - Transar sem vínculo afetivo. 
4 - Transar em troca de qualquer vantagem. 
5 - Transar com pessoas maiores de idade(pode acarretar crime). 
Com quem não rola: É muito comum garotos pedirem para transar como "prova de amor" da menina. Ora, a recíproca deve ser válida, ou seja, se ele pede que ela prove o amor por ele transando, ele deve também provar o amor por ela não insistindo para que ela aceite transar, caso ela ainda não considere o momento certo, seja na relação ou na vida. O certo é que cada pessoa evolui em seu tempo, e um garoto que não sabe respeitar o tempo de uma garota, sugere também não ser merecedor de nenhuma prova de amor. Embora não nos apaixonamos por merecimento da outra pessoa, mas sim por admiração a ela, devemos ao menos ter auto-estima suficiente para não admiramos alguém que não respeita nossos princípios. Embora ache que "nunca vai encontrar outro igual", o garoto ou garota apaixonados não fazem ideia de por quantas vezes ainda haverão de se apaixonarem, por tantas vezes, por tantas coisas. 
Com quem rola: Nem todos os meninos são "atirados" e muitas meninas sentem-se desconfortáveis para tomarem a iniciativa. Seja na iniciativa para namorar(quem ainda não namora) ou seja na inciativa para transar(quem já namora), o fato é que o primeiro passo sempre é esperado da parte do homem. No entanto, esse comportamento já começa a dar sinais de mudanças, e hoje, já não é tão raro saber de pessoas que se deram bem numa relação quando a mulher é quem dá o primeiro passo. 
A garota deve ficar atenta ao garoto que valoriza sua intuição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!