domingo, 27 de janeiro de 2013

Pedido de socorro pelo Facebook

Agregador de links

Às 3:20 da madrugada deste domingo uma garota, moradora de Santa Maria, no Rio do Sul, publicou na timeline do Facebook um pedido de socorro, nas seguintes palavras: "Incêndio na KISS socorro". Veja acima.

Dai por diante, alguns comentários e logo em seguida a notícia explodiria nas principais veículos de mídia de todo o país espalhando a notícias através de blogs e perfis nas redes sociais Facebook e Twitter.

Já a esta hora, às 17:58(horário de Brasília), o site do jornal americano The New York Times, assim como praticamente todos os grande jornais do mundo, estampa com destaque uma foto da tragédia e a manchete: "A ‘Scene of Horror’ at Brazilian Nightclub", que traduzido é Uma cena de horror em boate brasileira. Veja abaixo:
Por volta das quatro horas da madrugada, após acordar várias vezes eu me convencia de que o sono realmente seria impossível. Antes que o dia clareasse, eu liguei o computador e acessei a web para realizar algum trabalho. Postei um artigo sobre as explosões de bueiros no Rio de Janeiro, li a página do site americano mencionado acima, mas não suspeitei de nada do que estava acontecendo no estado vizinho.
Foto do interior da boate KISS - Divulgação do próprio site da casa noturna
Fiz alguma brincadeira no Facebook relacionada à minha insônia atípica nesta madrugada e mais algumas bobagens. Mais tarde, um amigo meu, que mora no Rio Grande do Sul me colocava a par de uma notícia bombástica, me recomendando pesquisar no Google sobre "tragédia em Santa Maria". Chocante, comovente. Acredito que a partir de então, esquecemos do que estávamos falando. As imagens da tragédia indicavam que este dia 27 de janeiro de 2013 ficaria na história do país, como outras datas fatídicas que colecionamos, infelizmente.

Com 133 brasileiros a menos, a vida segue, não é mesmo? Só nos resta cobrar das autoridades mais fiscalização aos espaços públicos, sobretudo no que tange à segurança. E que as juntas do corpo de bombeiros de cada município brasileiro não trate a questão da vistoria nesses espaços apenas como uma burocracia. A todos os pais, resta-nos fazer uma pergunta: Voce sabe onde o seu filho está agora? Vou refazer a pergunta, porque muitos não entendem, voce tem certeza de que ele está mesmo onde disse que estaria, ou que informou que iria? Ainda melhor, pergunto pela terceira vez: Voce conhece realmente quais as condições do lugar em que seu filho está? Confiança exagerada é tolice.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!