terça-feira, 19 de março de 2013

Álcool ao volante é tentativa de homicídio?

Agregador de links

Quem alcoolizado dirige um veículo assume a responsabilidade sobre as consequências dessa mistura perigosa. No entanto, um motorista(sem citar nomes) atropelou um ciclista em São Paulo e o juiz da 1ª Vara do Júri da capital afirmou que ele não deve responder por tentativa de homicídio. "Se o caso fosse de homicídio consumado, seria perfeitamente possível o dolo eventual. Mas o dolo eventual é incompatível com a tentativa".

Minha opinião:Quem dirige embriagado sabe que expõe a riscos a própria vida e a dos outros, pois esta conclusão não é subjetiva, ela é objetivamente de conhecimento comum. Portanto, o motorista embriagado tenta contra a vida, a sua e a de terceiros.

Suas capacidades cognitivas e motoras certamente ficarão prejudicadas no estado de embriagues, mas ele estava absolutamente de posse delas antes de se embriagar, é óbvio. Diante das consequências, ele É RESPONSABILIZADO. Antes delas acontecerem, ele É RESPONSÁVEL.

Portanto, a lógica indica que quando fazem vítimas fatais, acidentes provocados por motoristas alcoolizados são acidentes por natureza, mas tem como causa a tentativa de homicídio. Acidentes que fogem a essa lógica são aqueles cujas causas não dependem de escolhas, de decisões. Mas no caso, o sujeito decidiu, ainda em plenas condições, ter essas mesmas condições prejudicadas e expor a perigo a própria vida e a de terceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!