domingo, 12 de setembro de 2010

Um balanço destes 30 dias de existência do Link Esfera

Agregador de links
Não posso dizer que cheguei onde queria chegar em meu propósito, mas arrisco argumentar que estou bem perto do ponto de partida (risos). Já se passaram 30 dias desde a dada em que coloquei no ar o agregador Link Esfera .

Naquela quinta-feira (12/08/2010) eu me antecipava à previsão de publicar o site no sábado(14), graças a agilidade de alguns amigos com quem contava para tal feito.

Nestes últimos 30 dias tenho aplicado tempo e dedicação para otimizar a página. O resultado é modesto, mas leve-se em conta o meu completo amadorismo. Sou formado em "curiologia", por aí voce compreenderá todo o resto.

Trabalho com blogs a pelo menos três anos, só que esta experiência pouco adiantou na hora de criar e administrar um site. Mais complicado ainda foi migrar de Blogger para Wordpress. Tive que em 30 dias conhecer  plugin, php, MySQL, mix, porta, servidor e outras coisas aparentemente indecifráveis.

Alguns momentos pareciam o limite para o desespero. Certa vez cheguei a julgar ter posto tudo a perder. Fo quando, após diversas instalações e desinstalações de um plugin, os nomes no menu horizontal foram sendo repetidos. Com um pouco de calma, descobri que poderia simplesmente "ativar" ou "desativar". Depois, melhor ainda foi ver que posso editar como rascunho e deixar oculto. Esses e outros macetes só são compreensíveis depois que apanhamos um pouco. No dia seguinte notei uma "dilatação" no template tão grande que havia aumentado em 200% a área do menu, sobrando espaço neutro à vontade. O layout estava sem parâmetros laterais.

Outro momento terrível foi quando, após uma atualização mau sucedida, meu site ficou fora do ar com uma mensagem informando que a página estava "em manutenção" e que "em minutos voltaríamos". Pensei: bem, se é mentira que estamos em manutenção, é mentira também que voltaremos. Dito e feito, só voltou "ao ar" depois de precisas e intrincadas configurações no host (serviço de hospedagem).

Favicon? Eu morreria sem saber o que é isso se não notasse que antes da URL outros sites apresentam uma "bandeira" (ou logomarca em miniatura). Fui à caça e só descansei depois que instalei o meu. URLs amigáveis? Fiz as minhas. Morro de cólicas ao rir de sites tutoriais que não apresentam URLs amigáveis. Como pode alguém se propor a ensinar, quando não cuida nem da própria página?! Robots? Já nem me lembro como criei um e o configurei para que o Google leia apenas as páginas de postagens do site, etç.

Em fim, é isto. Quando digo que não terminei é porque "só os loucos não mudam". Dicas e sugestões são bem-vindas! Acesse já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!