quarta-feira, 16 de maio de 2012

Avast - Como REMOVER, EXCLUIR, DESINSTALAR o avast antivírus Free

Agregador de links
Voce que instalou o Avast, assim como qualquer outro programa, certamente algum dia vai pretender desinstalar, por qualquer motivo. Não importa o motivo, o computador é seu, isso chama-se autonomia, direito, liberdade...algo que o Avast não reconhece. Por isso, ao tentar excluir, de "mocinho", esse programa antivírus se transforma em "vilão", na coisa mais difícil de voce se ver livre. Voce se livra facilmente do casamento, da sogra, do cunhado, daquele amigo chato e pentelho que fica "serrando" sua carteira, mas não se vê livre tão facilmente depois de instalar o Avast. Muita gente já teve até que formatar o PC, só de raiva.

Quando voce leva o PC no técnico, ele diz, "mas, só para excluir um programa tão bom?" Isso é o que muita gente diz nos muitos tutoriais que tentam ajudar quem quer remover esse antivírus, que é mais arraigado que um vírus. E a resposta é simples: "Ora, quero que voce o remova porque ele não me permite o remover". É um paradoxo? Não, em outras palavras, a pessoa quer dizer que o motivo de pretender remover o Avast é justamente porque ele não respeita a liberdade do usuário de decidir sobre a própria máquina, sobre que programa fica ou não em seu computador.

O que não podemos deixar de dizer aqui, pois temos liberdade de expressão, mas temos também ética e responsabilidade, é que o Avast é assim pela própria natureza do que ele é: antivírus. Se ele fosse "fácil de remover", seria também fácil de ser invadido, seria fácil de ser burlado, por quem? Por pessoas estranhas ao seu PC. Todo o problema que vai contra o Avast está nisso: na incapacidade de reconhecer o dono da máquina. Assim, ele acaba sendo "grosso", "indelicado" e "insensível", até com o usuário, o que é um erro. Em nome da segura, ele fica cego. Quem gostaria de ter um cão que protege a casa até do próprio dono dela? Esse é o dilema que o Avast ainda não superou.

Para que não tenhamos dúvida, principalmente para voce, leitor que sabe do que estamos falando, o Avast é tão "duro" de ser excluído que chega-se ao ponto de existirem vários programas desenvolvidos exclusivamente para essa tarefa: removê-lo. São, por exemplo: (1)Avast! Uninstall Utility, e o (2)Alwil Software Uninstall Utility 1.0. Além desses programas "anti-avast", o site Baixaki sugere vários outros desinstaladores de programas, contudo nenhum deles exclui aquelas pastas onde ficam os arquivos do Avast, em disco 'C', 'Meu computador', 'Meus programas', etç.

Nos tutoriais desfilam vários programas sugeridos para execrar de vez o Avast, mas nenhum deles dá conta da missão. Lembre-se: o pessoal que desenvolve o antivírus de que estamos tratando não é idiota. Se voce descobre como remover, eles inventam como impedir que voce remova. Voce descobre o método de remoção e eles descobrem o método de impedir a remoção. Dessa forma, como dissemos acima, "nenhum deles exclui aquelas pastas onde ficam os arquivos do Avast", por que o Avast os supera. Os tutoriais foram publicados a 6 meses? Tá bom, vai, 2 meses? Oh, não, há 1 mes? Pois é, já está ultrapassado. O Avast já se renovou, bobinho(a)! Caso não se lembre, ele é um antivírus, e se renova a cada por de sol. Não perca tempo baixando nenhum programa de remoção do Avast.

Se voce clicar no ícone, a única coisa que funciona é o link que leva para a página de download do programa, onde uma versão paga é oferecida. Voce instala o AVG, ou outro antivírus, mas o ícone do Avast continua lá. Ok, voce tem uma batalha e tanto.

Caso voce tente excluir e ainda permaneça aquele ícone do Avast na barra de tarefas do seu PC,...

...a desinstalação falhou, acidental ou propositadamente. O certo é que ainda restaram arquivos em 'Arquivos de programa', em 'Meu computador'.


Solução 1: Excluir os arquivos do Avast em Arquivos de programas - Não funciona:.

Caso voce verifique que a pasta ainda está em "Arquivos de programas", voce tenta excluir com a tecla direita do mouse, e dá erro...


Solução 2: Reinstalar o Avast para depois desinstalar: Não funciona:

Como solução, uma das sugestões que costumam dar nos fóruns é que voce tente reinstalar o Avast, para, uma vez instalado, o desinstalar finalmente, mas a reinstalação dá erro: Agora voce não instala um novo Avast nem remove o lixo que sobrou dele. Na verdade, o "lixo" são arquivos criptografados que impedem a  modificação e a exclusão, como já mostramos acima.

Solução 3: Usar o Uninstall Utility -  Não funciona:
O desinstalador do antivírus lhe permitiria excluir, mas não funciona. Ao tentar reinstalar, dá erro.

Funcionaria se desse certo. Seria assim: Na página, voce poderá baixar o arquivo de remoção "Uninstall Utility": Veja abaixo:
Vá na pasta de downloads (se voce baixou os arquivos usando o Google Chrome, pois se usar o IE8, por exemplo, é provável que o arquivo abra imediatamente):

Ao abrir, mostra a seguinte caixa de diálogo:
No espaço em branco cole o endereço das pasta onde está o arquivo a ser excluído. Deu certo? Verificou que o arquivo ou a pasta foi excluída? Parabéns. No entanto, como venho dizendo desde o início, o Avast não está querendo sair. Neste caso, é provável que voce não consiga sequer abrir esse arquivo de remoção, 'Uninstall Utility,' enviado pelo prório Avast.

É provável que o Avast, neste estado, entrou numa espécie de remoção incompleta ou mal sucedida, e como tem dispositivos de segurança, ele continua agindo, "envelopando" qualquer download de programa interpretado como "potencial perigoso", que dá erro na instalação, para que não o remova. Assim, atualmente, até o programa sugerido na página do site do Avast falha. Voce faz download, até ai, tudo bem, mas ele não executa. Dá erro.

A solução definitiva: colocar o PC no modo seguro e excluir a Pasta Avast softwere:

Só há um método de remoção: colocar o PC no 'Modo seguro' e excluir a pasta 'AVAST softwere'.  Mais uma vez citando ética e responsabilidade, quero dizer que o método infalível de remoção do Avast, que eu vou mostrar é exatamente o mesmo modo que o site do Suporte do Avast sugere: colocar o PC no modo seguro

1 - Para o Windows XP Professional:
Reinicie o PC, enquanto ele reinicia, passando as letras, antes do mostrar o logotipo do Windows e a tela de boas vinda, clique na tecla F8 (saber mais?) e mantenha-a pressionada até que o PC mostre os modos de inicialização: Modo seguro (lá em cima da tela), Modo normal(logo abaixo), etç. Para essa finalidade voce deve optar por iniciar no MODO SEGURO.  Navegue com a tecla que indicam setas, próximo ao teclado numérico. Suba até a opção desejada ser selecionada e clique em ENTER.

Tenha calma, espere mais ou menos 1 minuto, até que apareça a seguinte caixa de diálogo:,
Veja ela mais de perto:
Clique em SIM, para trabalhar no MODO SEGURO e espere alguns segundos até que a barra de tarefas apareça no roda-pé da sua tela, com o menu INICIAR. Veja abaixo um exemplo:
Perceba que o aviso "Modo de segurança" estará nos quatro cantos da tela e a tela estará escura, sem a imagem de fundo. Nestas condições, a maioria das funções do seu programa estarão ausente. É como colocar um paciente em "estado de coma" ou anestesiá-lo para realizar uma cirurgia.

Clique em 'Iniciar', depois, vá em 'Meu computador', em 'Disco loca(C:)' e em 'Arquivos de programas', que é onde se encontra a pasta do 'Avast softwere'. Veja abaixo:
Olha, para "nosso alegria", agora a pasta pode ser excluída. Ela parece um lixinho fácil de ser levado para a lixeira cm um só clique. Agora sim, voce pode mais que o Avast. Ainda há pouco, era ele quem decidia em seu computador, agora é voce quem decido o que fica e o que não fica. Cuidado para não excluir nada além da pasta do Avast.

Veja a pastinha do Avast na lixeira, "bem na dela".

Para finalizar, melhor ir até a lixeira e excluir a pasta definitivamente, pois do jeito que esse avast é...

Desligue o computado e reinicie no modo normal. Pronto. O ícone na barra de trabalho terá desaparecido finalmente.

O Avast oferece suporte para desinstalar.

Quando tudo mais falhar, lembre-se: solução para tudo existe, embora nem todas as soluções são por todos.

4 comentários:

  1. Informação preciosa ! penei para limpar os rastros do avast

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo feedback, Antonio Carlos. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Rapaz, depois de várias tentativas consegui! Agradeço a você meu irmão, este post é muito útil.

    ResponderExcluir

Comente com responsabilidade!