domingo, 27 de maio de 2012

O papel da TV é um, o da Internet é outro

Agregador de links
Até 2016 57% dos brasileiros usarão a web como principal meio de comunicação e informação

Eu tenho uma curiosidade incrível de olhar bem nos olhos do Faustão para estudar suas expressões faciais enquanto faço a seguinte pergunta: Voce sente-se motivo de verdade ao fazer o "Domingão"?

A impressão que tenho é que o Fauston Silva toca essa sua criação como um homem casado a vinte anos com a mesma mulher. Sabe, ninguém deve saber da desmotivação que impera na relação. Também, as pessoas não param de elogiar, de dizer que o tal homem é muito bonito, que ele mereceu a bela esposa que tem, etç e etç, mas só ele sabe a vontade danada de livrar-se desse fardo, que é o casamento. Manter as aparências, até mesmo para não desanimar a platéia, é o que resta a ambos.

Eu desacredito na motivação de Faustão. Assim como não estou certo de que o Pedro Bial encontre alegria ao fazer o BBB(Big Brother Barsil). Sabe, algumas coisas não precisam de grandes especialistas para "sacar" o que está "rolando". E rola muito desânimo nestas pessoas. Até que são bem pagos, sim. Eles, Faustão e Bial, trabalham na maior emissora do Brasil.

A Globo é, embora o seja por falta de competência das concorrentes, a melhor emissora de TV aberta que temos. Claro que eles relutam em abrir mão de um contrato com ela. Eles temem o que pode sobrar além das fronteiras do recluso universo paralelo à realidade que é o Projac. Eles veem o que ocorre com outros apresentadores, assim como a jornalistas e atores, que deixaram o limitado e míope arraial das vaidades criado por Roberto Marinho.

Este são, para decadência de si mesmos, o gênios mais coagidos a serem tudo, menos o que potencialmente seriam se trabalhassem em outras emissoras. Eu acredito que na Rede Globo até as lagartixas devem ter script antes de abrirem a boca. Se não fosse assim, Fauston Silva já teria variado o seu programa. Ele é inteligente, eu acredito em sua capacidade criativa e inovadora, só não ponho fé numa coisa chamada liberdade de atuação e expressão dentro dos domínios dessa emissora. Eu não preciso de provas maiores do que essas que eles me fornecem diariamente a mais de 30 anos.

O Fantástico, por exemplo, é a mais abstrata expressão de uma múmia. Segue assim o Domingão do Faustão, o Jornal Nacional, o Globo Ecologia, o Globo Repórter, as novelas e a TV Globinho. Eles são tão engessados que, por exemplo, quando o texto atrasa na telinha se revelam tão amadores quanto alguém que está começando na TV.

É incrível que no Brasil, um país de 190 milhões, a principal emissora de TV ocupe 24 horas do domingo falando de 2 atletas da Fórmula 1, 15 principais jogadores de futebol, alguns fatos isolados das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, como o vazamento de um cano de esgoto ou uma rua sem passeio de pedestre, os velhinhos que correm no Ibirapuera e os banhistas de Copacabana. O Fauston, por exemplo, não fala senão dos próprios atores. Ou seja, ele só mastiga no domingo o feno que será servido na semana em forma de novelas.

Um estranho milagre é que todo esse imenso contingente espectador só tem como escolha encher a cara de cerveja e pinga nos bares ou assistir a Globo. Eu acredito piamente que 99% das pessoas que assistem a Globo o fazem por falta de opção do que se poderia ver. Sendo assim, a internet é mesmo uma ameaça, assim como a acessibilidade das massas à TV por assinatura. Não é à toa que o Murilo Benício não sabe o que é um blog, ou para que serve. Murilão, chega aqui! Serve para isso, remover o véu de tolices que as emissoras colocam entre elas e o povo.

E, para finalizar, vale frisar um relatório feito pela Forrester Research, os sites de mídias sociais e vídeos online contam com mais audiência do que a TV no Brasil. A previsão para até 2016 é de que 57% dos brasileiros adotarão a web como principal meio de informação e entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente com responsabilidade!