terça-feira, 26 de março de 2013

Crítica ao jornalismo SBT e elogio à Rede Globo

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Obrigado a todos aqueles que de qualquer forma contribuíram para a existência da internet! Sim, porque se dependêssemos de outros veículos de informação seríamos apenas ouvintes, leitores e telespectadores passivos de toda a sorte de notícias, das mais diversas e inconfiáveis fontes.

Com a internet desapareceu o conceito de "imprensa marrom", por que agora já não importa se existe fonte confiável ou não confiável, mas a informação parte de um princípio de que "onde há fumaça há fogo" e vai sendo conferida e dilapidada enquanto se espalha. Ela tem ponto de partida, mas quem faz questão de obter a verdade vai conferindo e comparando enquanto pesquisa na internet uma vastidão de fontes para aquele mesmo assunto, pois ele já não é "furo" nem privilégio deste ou daquele veículo de comunicação.

A internet propõe: "deixa mentir, deixa que inventem, eu mesmo tenho os meios de filtrar o que é ou não é verdade". Ela é como as águas dos rios que banham os grandes centros urbanos, não importa quantos agentes poluidores sejam nelas lançados, as algas, as raízes, as pedras do leito, a vegetação da ribanceira, tudo contribui pela filtragem dos resíduos que vão ficando ao longo do curso.

Na internet a notícia nunca é completa e final, ela é um processo que envolve a todos.

Recentemente a TV Globo lançou sua nova chamada, ou vinheta, o "Vem.ai!". Lanterninha da televisão brasileira, o SBT trouxe uma novidade do fundo baú: os princípios ético e filosóficos do jornalismo SBT, criados a décadas por Silvio Santos, mas que até então não eram de conhecimento público, muito menos deduzido da linha editorial desse setor na emissora.

Quando digo isso, digo-o com propriedade, pois sou telespectador do SBT. Certa vez fiquei estarrecido ao ver o jornalista Carlos Nascimento no 'Jornal do SBT Noite' ler uma notícia sobre um fato ocorrido há mais de um ano. O caso era daquela ex-mulher de um jogador famoso que permitiu ao filho menor fazer uma festa com características de um evento para adulto.

Por prática de telespectador, eu pude notar que em um jornalismo como o da Rede Globo, que é muito técnico e profissional, com uma qualidade levada muito a sério, uma notícia só volta na pauta do dia se houverem fatos novos pertinentes a ela. Neste caso, a emissora dá a informação atual e lembra a notícia remetendo o telespectador aos fatos passados ou originais, para que a pessoa se situe no tempo. No caso da notícia em questão, no SBT, nada havia de novo, foi como pegar uma mídia dos arquivos da emissora e simplesmente dar play.

A filosofia do Silvio Santos como orientação à linha editorial jornalística, interpretada por ícones como Marília Gabriela(do 'De frente Com Gabi'), diz coisas como "a notícia tem que ser vista como o próprio alimento de cada dia". Ora, neste caso, responsáveis editoriais do SBT, cuidado para que este alimento não saia um tanto requentado!

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